Logística

Transporte de minério: saiba otimizar com a embalagem certa

Avatar
Escrito por Conteflex

O transporte de minério é fundamental para a economia do país. Insumo para diversos produtos importantíssimos, esse material precisa ser entregue com rapidez, eficiência e segurança depois de extraído para garantir a produção de inúmeras empresas. Sua área é a responsável por esse trabalho? Então que tal saber um pouco mais sobre esse modelo de logística?

Presente em praticamente todos os setores da economia, o minério faz parte da raiz da produção brasileira. É extraído de locais específicos, trabalhado e, posteriormente, transportado para as fábricas, que ficam espalhadas em diversos pontos do país. O transporte precisa ser feito com muito cuidado, usando materiais adequados e funcionais.

Há até pouco tempo, não era nada fácil dar andamento a essa logística. A falta de recipientes adequados para o transporte de minério acabava causando desperdício e, consequentemente, prejuízos. Mas esse problema acabou com a chegada dos Big Bags! Vamos conhecer um pouco mais sobre esse modelo de embalagem?

O que são Big Bags?

Big Bag é uma embalagem flexível que, construída com material extremamente resistente, permite o manuseio e o transporte de todo tipo de produto e matéria-prima. Versátil, ela se adapta a qualquer tipo de transporte e armazenagem, possibilitando que a logística da organização tenha mais opções para a realização de suas entregas.

Só com essas informações já dá para entender que tais embalagens são praticamente feitas sob medida para qualquer tipo de negócio, não demandando maiores adaptações e investimentos para o transporte de produtos e matérias-primas.

Que vantagens elas oferecem?

A partir de agora, confira algumas das principais vantagens das embalagens flexíveis!

Empilhamento

Com alças igualmente resistentes, os Big Bags podem ser içados por máquinas com facilidade e segurança. O tamanho da embalagem deve se adequar à quantidade de matéria-prima que a ser transportada, mas já podemos adiantar que o material suporta grandes volumes de minério.

Como podem ser içados, os Big Bags podem ser empilhados como as embalagens tradicionais, economizando espaço e otimizando tanto seu armazenamento como seu transporte.

Resistência

O material dos Big Bags é resistente a altas e baixas temperaturas, climas úmidos ou secos, além de suportar grandes atritos sem prejuízos para o material transportado. Internamente, alguns têm um revestimento de liner, que aumenta ainda mais sua resistência, capacitando-os para o transporte de produtos de qualquer natureza.

Flexibilidade

Quem trabalha com logística sabe como é desafiador o momento de acomodar as embalagens na hora do transporte. Caixas e contêineres, por exemplo, por serem rígidos, exigem que os profissionais se transformem em verdadeiros matemáticos, fazendo contas para calcular o espaço ocupado por cada embalagem.

A flexibilidade dos Big Bags permite que sejam acomodados lado a lado, uns sobre os outros, de forma que se moldem entre si. Assim, em um espaço pequeno podem ser alocadas diversas embalagens juntas, otimizando muito o trabalho da transportadora.

Viu só como os Big Bags podem ser grandes aliados do transporte de minério? O que acha de aproveitar o momento para baixar este e-book e aprender um pouco mais sobre os contentores flexíveis?

 

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This