Logística

Transporte de cargas pesadas: 5 dicas para evitar danos às embalagens

Avatar
Escrito por Conteflex

Um dos grandes desafios do transporte de cargas pesadas diz respeito à integridade das embalagens. Afinal de contas, o sucesso da logística não reside apenas na entrega pontual e econômica dos produtos. Também é preciso que eles cheguem intactos a seu destino, sem danos que ensejem a necessidade de trocas. Essa garantia é uma das responsabilidades de todo profissional de logística. Como garantir essa integridade? A resposta é direta: com planejamento, organização e materiais de qualidade.

Neste post, você vai conferir 5 dicas para evitar danos às embalagens e aos próprios produtos durante o transporte de cargas pesadas. Vamos lá?

1. Escolha embalagens adequadas

Você pode ser o gestor mais cuidadoso do mundo que, se a embalagem escolhida para o transporte não for de qualidade, dificilmente conseguirá manter a integridade dos produtos. Por isso, o ideal é apostar em embalagens flexíveis, que facilitam o trabalho de cubagem e minimizam eventuais danos. Por sua maleabilidade, elas se adaptam a qualquer ambiente e resistem a grandes impactos sem rompimento, protegendo adequadamente seu conteúdo.

2. Distribua os produtos corretamente no veículo

A distribuição do peso dentro do veículo é fundamental não apenas para sua estabilidade durante o transporte, mas também para evitar danos às embalagens. Pensando nisso, você pode apostar em divisórias, além de respeitar o peso máximo suportado por cada item na hora do empilhamento.

3. Pense sobre os veículos usados

Ao contrário do que muitos podem pensar, não é todo veículo que serve para toda carga. Carregamentos compridos, por exemplo, devem ser acomodados em uma carreta extensiva, enquanto cargas mais altas precisam de um equipamento do tipo lagartixa. O transporte também pode variar para veículos menores, navios e até mesmo aviões, dependendo da urgência do cliente e da necessidade de cada carga.

4. Planeje bem a rota

O planejamento de transporte deve levar em conta todos os aspectos que possam prejudicar a entrega do produto. Caso a carga seja muito alta, por exemplo, nada de estradas que tenham viadutos muito baixos, sob o risco de danificar a embalagem e o produto, além de causar acidentes graves. Também é importante verificar os pontos de parada disponíveis, sobretudo quando há valores mais altos sendo transportados. O ideal é que seja sempre adotada a rota mais curta, sem se descuidar da segurança, da praticidade e, claro, do preço.

5. Instrua quem vai manipular o carregamento

Desde a saída para o transporte até a chegada ao cliente, a embalagem passará pelas mãos de vários profissionais, certo? Pois cada um desses profissionais precisa saber manusear as embalagens da maneira mais adequada possível. Nesse sentido, você pode produzir um material informativo para afixar na embalagem, com instruções básicas sobre o produto ali contido e a forma como deve ser manipulado. Lembre-se de que nem todos os profissionais acompanham a produção desde o início. Portanto, podem não saber como proceder em todas as etapas.

Se você precisa de embalagens fortes e resistentes para realizar o transporte de cargas pesadas com segurança, não deixe de entrar em contato conosco para conhecer nossas soluções!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This