Comércio Exterior

Transporte de açúcar: 5 melhores práticas

Avatar
Escrito por Conteflex

Para o produtor, o modo como o transporte de açúcar será feito é muito importante. O ideal, afinal, é que essa etapa aconteça com eficiência e sem perda de qualidade. Traduzindo: o objetivo é entregar a maior quantidade de matéria-prima no menor tempo possível, garantindo sua integridade do começo ao fim. Dessa maneira, é possível reduzir os custos do processo produtivo, além de garantir a satisfação do cliente.

Sendo uma de suas maiores preocupações a manutenção da qualidade do açúcar, é fundamental apostar na adoção de boas práticas para seu transporte, incluindo a escolha de embalagens apropriadas, etapa que deve ser tratada como muito cuidado. E foi pensando nisso que resolvemos desenvolver o post de hoje!

Nos próximos tópicos, traremos algumas orientações que você pode adotar para alcançar essa meta. Ficou interessado? Então continue seguindo nosso post até o final para entender que aspectos precisam ser levados em consideração a fim de garantir um transporte de açúcar eficiente e de qualidade!

1. Sanitariedade

Os meios de transporte mais usados no Brasil para o carregamento de açúcar são o ferroviário e o rodoviário. Qualquer que seja o modal escolhido, no entanto, é preciso providenciar as devidas condições sanitárias para manter a qualidade do produto e, consequentemente, preservar a saúde dos consumidores.

Não tem muito mistério: para o açúcar ser transportado por caminhões e vagões graneleiros, esses espaços devem permanecer devidamente limpos, fechados e à temperatura ambiente. O transporte também deve contar com licenciamento sanitário emitido pela secretaria de saúde.

E um último detalhe que vale a pena destacar: o transporte de alimentos em condições seguras presume a preservação da saúde e do meio ambiente, diminuindo assim os riscos de contaminação.

2. Estocagem

O açúcar pode ser transportado tanto a granel quanto ensacado. Se a estocagem for em caminhão a granel, é importante que o veículo seja usado somente para seu transporte. O veículo precisa ser de uso exclusivo para evitar contaminações cruzadas e doenças alimentares.

As sacarias devem ser inspecionadas quanto à qualidade e à quantidade, sendo que, após armazenadas no transporte, ainda devem ser cobertas por lonas. O local de armazenamento no veículo deve ser fechado, seco, arejado e limpo.

3. Embalagem

O ideal é que sejam usadas embalagens flexíveis para esse transporte. Além de facilitarem o carregamento, os contentores maleáveis evitam o desperdício do produto e o contato direto com o ambiente externo, preservando a integridade do alimento. Os big bags suportam até 2 mil quilos de açúcar. Fora isso, a tinta para identificação do produto deve ser atóxica e livre de odores.

4. Descarregamento

Nessa etapa do processo de transporte do açúcar, deve-se evitar ao máximo o contato físico diretamente com o produto. É imprescindível também ter cuidado com a segurança dos colaboradores envolvidos no processo, a fim de evitar qualquer tipo de acidente — como no caso da possibilidade de tombamento do veículo.

5. Escoamento

O crescimento da produção afeta diretamente o modo de transporte do açúcar. Além de verificar as melhores condições para a preservação do produto, também é preciso levar em conta a eficiência para a realização da entrega. Lembrando que um dos principais objetivos da agroindústria é entregar a maior quantidade de material possível em um espaço curto de tempo.

Ao executar todas essas práticas, você garantirá a qualidade do seu produto e bons resultados no processo de transporte de açúcar. Como você viu, fatores como higiene, segurança e meio ambiente devem ser levados em conta durante esse procedimento.

Gostou do nosso post sobre boas práticas para o transporte de açúcar? Ainda tem alguma dúvida? Não deixe de entrar em contato conosco para que possamos ajudá-lo a encontrar a melhor solução para o transporte do seu produto!

 

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This