Comércio Exterior

Saiba como otimizar o layout de armazém da sua empresa

Avatar
Escrito por Conteflex

Para que a logística da sua empresa funcione sem obstáculos ou contratempos, é fundamental que o seu espaço dedicado à armazenagem do estoque seja organizado de maneira planejada e estratégica.

Nesse sentido, o layout de armazém é um dos principais pontos que devem ser pensados de forma a otimizar os processos relacionados ao estoque. Quando você se preocupa com isso, torna-se possível organizar o layout para que ele reflita a realidade do negócio, ou seja, leve em consideração a movimentação de produtos ali dentro.

Outro ponto imprescindível na hora de planejar o layout de armazenagem é o aproveitamento máximo do espaço, para que não haja desperdício. Preocupe-se também em diminuir o número de vezes em que cada item é manuseado, o que reduz a chance de danos e o gasto desnecessário de tempo — otimizando também, assim, a produtividade da equipe.

Quer ficar por dentro de tudo o que você precisa saber para otimizar o seu armazém e conquistar uma logística mais eficiente? Então, continue a leitura!

Entenda o espaço do armazém

Antes de mais nada, é preciso realmente entender o espaço que você tem nas mãos em seu armazém. Dessa maneira, você conseguirá pensar nas melhores formas de utilizá-lo.

Afinal, na hora de pensar o layout de armazém, a sua preocupação não será apenas a de armazenar toda a quantidade de produtos que você precisa manter em estoque. É fundamental considerar também todo o processo de retirada e chegada de itens, a rotina de limpeza, a circulação da equipe e de equipamentos e o próprio volume dos seus produtos.

Portanto, todos esses pontos devem ser levados em consideração na hora de analisar qual é o real espaço em que você pode armazenar estoque e de que maneira ele pode ser organizado.

Analise o giro dos produtos

É imprescindível analisar o giro dos produtos na busca pela otimização do layout de armazém — caso contrário, você vai ver-se diante de graves problemas logísticos.

Isso significa, basicamente, que produtos que saem do armazém com mais frequência devem ser mais fáceis de acessar do que aqueles que permanecem ali dentro por mais tempo. A regularidade de saída e chegada de cada item é definida pelo volume de vendas que ele conquista, pela sazonalidade do produto e por promoções e descontos, por exemplo.

Para aproveitar o espaço, o interessante é manter os itens de maior giro em espaços mais baixos e próximos da entrada. Eles também devem ser claramente identificados. Assim, a equipe vai encontrá-los com rapidez e retirá-los com facilidade.

Além de contribuir para a preservação do estoque, já que os itens serão movidos apenas quando necessário, essa medida também otimiza o tempo e o trabalho da sua equipe.

Mantenha itens semelhantes próximos uns dos outros

Assim como acontece em lojas de qualquer setor, é recomendado que, ao planejar o layout de armazém, você mantenha itens semelhantes próximos uns dos outros. Afinal, esse tipo de organização faz sentido para qualquer pessoa, não é? Dessa forma, os processos logísticos tornam-se mais simples e eficientes.

Portanto, essa estratégia traz mais praticidade para a logística, pois otimiza a entrada, a saída e a movimentação dos produtos dentro do armazém.

Considere o volume e as características dos produtos

Como falamos lá na introdução, levar em consideração o volume dos itens é um ponto fundamental para que você aproveite ao máximo o espaço disponível. Isso impactará no tamanho do armazém, na forma de estocamento e no tipo de compartimento que será utilizado.

Se você não analisar isso ao pensar no layout de armazém, apenas desperdiçará o espaço e, além disso, não conseguirá implementar estratégias de gestão realmente eficientes. O layout deve refletir a realidade do que ficará armazenado ali dentro.

Sendo assim, outra questão importante é a natureza dos produtos. Há itens que necessitam de condições especiais de proteção, resfriamento, ventilação, umidade etc. Isso deve ser pensado no momento de desenvolver o layout, para assegurar a integridade desses itens e garantir que haverá espaço suficiente para garantir essas necessidades específicas.

Gostou de entender como e por que pensar no layout de armazém de forma estratégica? Então, para aprimorar ainda mais a sua logística, aproveite para conferir também nosso post sobre como fazer controle de prazos de entregas do seu negócio!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This