Logística

Safra de soja 2019 baterá recorde. Esteja preparado para o transporte e armazenamento.

safra recorde de soja
Equipe Conteflex
Escrito por Equipe Conteflex

A safra de soja 2019 entrará para a história. Mas você está preparado para superar as dificuldades logísticas?

Segundo a Consultoria Céleres, a safra de soja 2019 do Brasil será a maior da história. Pela primeira vez, o país ficará a frente dos Estados Unidos em termos de produção do alimento — só na colheita, a quantidade tende a ser 1,7% maior do que 2018.

Porém, ao mesmo tempo em que é um número para se comemorar, também é um cenário que gera preocupação. Um estudo recente apurou que o Brasil chega a perder quase 2 milhões de toneladas durante o escoamento de uma safra por causa de problemas logísticos.

Com uma produção maior, as dificuldades tendem a ser hiperbólicas. É preciso se precaver. Por isso, preparamos este artigo abordando os principais problemas logísticos enfrentados pelos produtores de soja, além de dicas de como amenizar os riscos.

Boa leitura!

Por que a logística ainda é o maior problema dos produtores de soja no país?

O Brasil é um país tropical, em razão disso, é possível produzir alimentos em escala como em poucos lugares do mundo. Porém, a facilidade de plantio não é acompanhada pela infraestrutura nacional. E isso torna a logística um dos principais empecilhos para o produtor.

A verdade é que apesar de o recorde só ser batido agora na safra de soja 2019, os produtores brasileiros já apresentam bons números há longos anos. Pelo menos no que diz respeito ao plantio e colheita.

No entanto, ao mesmo ponto em que a produtividade foi crescendo, os gargalos logísticos foram ficando mais evidentes, dando origem a um cenário meio contraditório: o produtor fica animado e preocupado quando a safra de soja excede o esperado.

Os principais problemas logísticos se concentram no armazenamento e no transporte do produto. Entenda mais.

Desperdício de produtos nos armazéns

Com espaços limitados para estocar a soja, muitos produtores precisam destacar parte da colheita ou perdem uma quantidade considerável por não contar com embalagens que protejam a safra de fatores externos, tais como:

  • fatores climáticos;
  • roedores;
  • umidade.

Gastos com valores dos fretes

Já com o transporte, muitas vezes, o prejuízo é dobrado. O primeiro ponto é o valor do frete, que tende a ser bastante alto em razão das condições das estradas. Para compensar a insegurança e os gastos com manutenção, empresas e motoristas oneram os valores das operações.

Além disso, sem as embalagens corretas desde o armazenamento, muita soja também é perdida durante o transporte. Com isso, mesmo pagando altos valores, o produtor não consegue salvaguardar o seu bem.

Como garantir bons retornos com a safra de soja 2019?

Claro que os problemas logísticos preocupam, porém, a safra de soja 2019 deve ser comemorada e trabalhada para trazer o retorno correto para os produtores.

Sabendo dos problemas logísticos enfrentados, o melhor caminho para não correr riscos é garantir as ferramentas e equipamentos adequados.

Como explicado, o tamanho dos espaços para armazenamento e a falta de embalagens corretas estão entre as principais dificuldades dos produtores. Sendo assim, é possível se antecipar e realizar ações como:

  • adquirir os big bags adequados para a safra de soja;
  • negociar valores com transportadoras;
  • ampliar os armazéns e galpões.

Não deixe para a última hora. A safra de soja 2019 é uma ótima chance para você aumentar os seus rendimentos e expandir os seus negócios. Crie um planejamento prévio e adquira as embalagens adequadas a fim de otimizar o seu trabalho. Afinal, essas escolhas fazem toda diferença no sucesso de uma operação.

Faça uma cotação online e saiba como adquirir o big bag perfeito para o seu negócio.

Sobre o autor

Equipe Conteflex

Equipe Conteflex

Deixar comentário.

Share This