Gestão

Qual melhor big bag para seu produto?

Qual melhor bag para seu produto
Equipe Conteflex
Escrito por Equipe Conteflex

É importante conhecer as diferenças dos contentores para escolher o modelo que mais se adéqua ao seu tipo de negócio. Saiba mais.

Os contentores flexíveis ou big bags são embalagens industriais utilizadas cada vez mais na logística para o transporte, armazenamento e movimentação de mercadorias, principalmente  cargas em pó, granulado ou pastoso.

A versatilidade, a economia e a resistência das embalagens já são características conhecidas no mundo todo. Porém, para extrair os melhores resultados nas operações é preciso mais: é necessário analisar as melhores indicações para cada tipo de big bag.

Para ajudar você a entender melhor o assunto, a seguir, apresentaremos os principais tipos de contentores de acordo com as indicações ideais para determinados produtos — café, sementes, açúcar, fertilizantes, pós e produtos com destinação alimentícia.

Continue com a gente e confira. Boa leitura!

Café

Antes de ser degustado na casa de diferentes brasileiros, o café e derivados da semente passam por variadas etapas na cadeia logística. Tudo com muito cuidado para preservar as principais características da matéria-prima, como o aroma e o sabor.

O trabalho de movimentação, armazenagem e transporte precisa ser feito de maneira inteligente, utilizando ferramentas de alta performance. Por isso, o Big Bag Auto-portante é, sem dúvida, o contentor mais indicado.

O bag é feito com rafia de Polipropileno de alta gramatura, tendo como principal característica engates superiores e resistentes que facilitam a movimentação.

A embalagem é excelente para a logística do café, pois permite que toda a operação seja feita sem intervenção manual, ou seja, sem que uma pessoa tenha contado direto com os grãos. Um diferencial que traz maior segurança e qualidade para o produto e mais agilidade no processo.

Outra grande vantagem do Big Bag Auto-portante é o ganho de espaço na armazenagem. É possível empilhar até quatro bolsas sem dificuldades, otimizando o espaço do galpão e garantindo uma estocagem sem os riscos da umidade e outras consequências inerentes a um armazenamento equivocado.

Sementes

As sementes também demandam cuidados especiais quando transportadas e armazenadas. Além de observar as condições ambientais no momento da operação, é preciso impedir o contato com umidade e alta temperatura, evitando ao máximo a exposição das sementes.

Já o local de armazenamento precisa ser sempre limpo e arejado, com a temperatura ambiente não ultrapassando 25ºC e umidade relativa de 70%.

As embalagens devem ser adequadas para o produto, pois trata-se de um item transportado em grande quantidade. O big bag 4 alças cubo é o contentor mais indicado, pois com ele é possível movimentar ou armazenar um volume extenso de produtos, mesmo que em pequenos espaços.

Por contar com travas internas que impedem o contentor de tomar uma forma arredondada depois de cheio, a embalagem se torna perfeita para sementes, garantindo que as todas  as necessidades da logística do produto sejam aplicadas sem dificuldade.

Açúcar

As boas práticas é o que garantem um açúcar diferenciado para o consumidor final. Para isso, você deve se atentar a detalhes em quatro fatores-chave na logística do produto, são eles:

  • Embalagem: devem ser flexíveis, resistentes e de material de alta qualidade;
  • Descarregamento: seguir práticas que evitem o máximo de contato físico possível com o produto;
  • Estocagem: adequar o transporte à necessidade, podendo ser ensacado ou a granel. Deve-se priorizar os equipamentos para um único objetivo;
  • Sanitariedade: embalagens e locais devem estar sempre limpos e seguros durante o transporte e armazenamento e dentro das normas dos órgãos de saúde, evitando os riscos de contaminação.

Para atender a todos esses pontos é possível utilizar dois modelos de big bags: o 4 alças tubular e o 4 alças cubo, comum para exportação, com melhor performance para armazenamento e excelente na arrumação em contêineres.

Alimentos

Diferentemente do que muitos podem pensar, a logística de alimentos exige tanto ou mais cuidados que os produtos convencionais. Uma ação errada é o suficiente para colocar todo um lote a perder.

A temperatura ambiente é um dos fatores de maior preocupação aqui. É importante manter um local com estabilidade climática de acordo com o as características do alimento transportado.

Outro ponto fundamental é o empilhamento da carga. Além de contar com embalagens resistentes, você deve garantir que elas facilitem a alocação dos produtos durante o armazenamento. Isso assegura tanto a qualidade dos alimentos quanto a segurança dos colaboradores.

Devido a todo tratamento especial, o Big Bag mais indicado para ser utilizado na logística é o de 4 alças. Ele é o contentor padrão, sendo a embalagem que melhor se adéqua a diversidade da carga.

O Big Bag de 4 alças é feito com tecido plano ou tubular, que pode ser laminado ou não. Já internamente, a bolsa pode ser revestida com Liner de Polietileno além de poder ser reforçada com fio vedação.. Entenda as diferenças:

  • Com liner – utilizado para proteger o produto de ações externas – umidade, oxidação e contaminação;
  • Laminado – a laminação é um “plástico” junto da ráfia (pelo lado de fora). Também protege o produto de agentes externos e vazamentos.

Fertilizantes

Um mau planejamento no transporte de fertilizantes pode não só comprometer as características do produto como também colocar em risco a saúde dos funcionários que manuseiam a carga — e isso é algo que jamais deve acontecer.

É preciso se atentar a todo processo logístico, observando sempre as condições climáticas do dia da operação — alguns tipos de fertilizantes podem sofrer deterioração em função da chuva ou exposição a um alto calor, por exemplo.

Nesse cenário, os big bags mais adequados para a logística de fertilizantes são o de 4 alças e o de 1 ponta. No tópico anterior você conheceu as características do contentor de 4 alças, confira agora os diferenciais do modelo de 1 ponta.

Um dos principais cuidados que se deve ter no transporte de fertilizantes é com possíveis vazamentos e contaminação do material. Com o Big Bag de 1 ponta você consegue diminuir bastante esse risco, pois ele é feito com tecido tubular.

A embalagem evita a variação de temperatura e facilita todo o trabalho de empilhamento nos veículos e galpões. Ou seja, é a escolha ideal para evitar desperdícios durante o trajeto e garantir o acondicionamento necessário para a carga.

Enfim, esses foram os principais contentores do mercado, de acordo com as necessidades da logística do café, açúcar, alimentos em pó e fertilizantes. Conhecer detalhes sobre as embalagens é essencial para que você escolha os big bags adequados para o seu negócio, garantindo segurança e eficácia no transporte, na armazenagem e na exportação de alimentos ou outros produtos.

Não se arrisque e adquira os contentores de fornecedores confiáveis.

Quer saber mais? Baixe gratuitamente nosso ebook: Guia de Utilização de Contentores Flexíveis clicando aqui

 

Sobre o autor

Equipe Conteflex

Equipe Conteflex

Deixar comentário.

Share This