Gestão

Profissional de logística: como contratar com sucesso?

Avatar
Escrito por Conteflex

A área de logística é, para muitas empresas, uma das responsáveis pelo diferencial competitivo que elas precisam oferecer para conquistar seu espaço no mercado. O que antes era visto como apenas um processo operacional de gestão de estoque, distribuição e armazenagem, hoje a logística é entendida como um grande potencial para fazer a diferença na prestação de serviços para clientes e até mesmo na rentabilidade da empresa.

Para desenvolver uma área de logística de sucesso é preciso, portanto, contar com profissionais de qualidade em sua equipe. Separamos, nesse artigo, algumas orientações importantes para fazer a contratação correta de um profissional de logística.

Avalie a formação técnica do profissional de logística

Pode parecer óbvio começar a avaliação de um candidato para a área de logística por sua formação técnica, entretanto, muitas empresas podem deixar de lado essa importante análise na hora de contratar um profissional qualificado.

Como a área de logística demanda conhecimentos bastante técnicos do profissional, é importante que seu candidato tenha formação em uma área que ofereça informações densas sobre esse universo.

Além do curso superior, avalie também pós-graduações, cursos técnicos, workshops e outras atividades complementares realizadas pelo candidato e que poderiam agregar significativamente a sua rotina de trabalho na empresa.

Explore sua capacidade de pensar estrategicamente

Um profissional de logística deve, além de organizar os processos de armazenamento e distribuição de uma empresa, também ter grande atenção com indicadores relacionados ao lucro da instituição, sendo capaz de reduzir custos sem perder a qualidade do serviço prestado.

Por isso, o pensamento estratégico é muito importante nesses candidatos. É preciso saber se planejar e entender como sua frota deve funcionar para garantir os melhores resultados para o negócio, além de estar pronto para atuar em possíveis intercorrências para continuar funcionando com alta performance.

Teste sua capacidade de solucionar problemas e enfrentar pressão

Por a logística ser uma área bastante estratégica das empresas, o profissional responsável por ela deve sempre estar pronto para lidar com situações adversas no ambiente de trabalho. Além de ser capaz de solucionar problemas com grande agilidade e eficiência, ele também precisa estar pronto para lidar com pressão de colegas, clientes e superiores para entregar o melhor resultado possível.

O candidato à vaga de logística deve, portanto, ter equilíbrio emocional e, muitas vezes, tranquilidade para atuar em determinadas situações.

Pergunte sobre proatividade e relação com a inovação

O mercado de logística está frequentemente sofrendo com influências da tecnologia e de novos processos que facilitam o trabalho de profissionais dessa área. Por isso, ter facilidade para explorar essas novas oportunidades e inovar é extremamente importante para esse profissional.

A proatividade para se manter atualizado e pronto para agir diante das novidades do mercado — e dos novos desafios — também é característica indispensável em um profissional de qualidade, que vai sempre encontrar maneiras de melhorar suas estratégias.

Aproveite esse momento para, durante a entrevista de emprego, atentar para os aspectos que podem ajudar a demonstrar essas características no profissional, como seu histórico de engajamento com projetos e até mesmo seu entusiasmo ao falar de experiências anteriores.

Contratar um bom profissional de logística é uma tarefa que demanda tempo, atenção a detalhes e dedicação. Vale lembrar que bons profissionais sempre se destacam no mercado e, por isso, é interessante sempre ter uma boa proposta em mãos na hora que encontrar o candidato perfeito.

Quais têm sido as suas estratégias para contratar com sucesso um profissional de logística? Que tipo de candidato você tem buscado? Conte para a gente!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This