Logística

Passo a passo: como fazer uma gestão de frotas eficiente!

Avatar
Escrito por Conteflex

Fazer a gestão de frotas de maneira eficiente é essencial para a redução dos custos da empresa e para o aumento da lucratividade.

Esse trabalho não envolve apenas o controle da entrada e saída de veículos, mas a qualidade e segurança deles, serviços de manutenção e o aprimoramento dos processos.

Mas como organizar os procedimentos? Esse é um desafio a ser enfrentado, mas que pode trazer muitos benefícios para a empresa. Para ajudá-lo, preparamos 6 passos para você estruturar os processos de maneira eficaz. Acompanhe!

1. Faça uma lista de todos os veículos da empresa

O primeiro passo para melhorar qualquer processo é identificar a estrutura que existe no momento. Para isso, deve-se fazer uma lista de todos os veículos que a empresa possui, sejam eles motos, caminhões ou carros.

Anote os dados em uma planilha com a descrição do modelo, ano, placa, quilometragem e informações sobre a última revisão. É imprescindível ter controle total sobre a frota para conseguir reduzir os custos e melhorar a gestão.

2. Crie relatórios dos gastos mensais

Faça outra planilha com os relatórios de gastos de combustíveis para cada veículo e os custos de manutenção. Também anote a quilometragem ao lado de cada nota de abastecimento.

Ao fazer isso, você consegue estabelecer uma média de consumo por quilômetro e verificar os veículos que rodam mais.

Os custos das manutenções também devem ser anotados. Dessa maneira, você consegue estabelecer uma média de gastos mensais para cada carro e a frequência de revisões necessárias.

3. Faça a manutenção preventiva

O barato pode sair caro. Portanto, não adianta economizar em revisões dos veículos e depois gastar mais com equipamentos caros ou acidentes de trânsito.

Por isso, organize a manutenção dos carros de maneira que sempre haja opções disponíveis para o transporte. Ao transformar isso em rotina, evita-se que 3 veículos precisem ser reparados em um mesmo momento, trazendo complicações logísticas para a empresa.

Você também deve controlar os gastos dos pneus e fazer as trocas quando forem necessárias. Levá-los ao limite pode trazer riscos para o condutor, para a imagem da empresa e para os recursos financeiros.

4. Treine os motoristas

Promova treinamentos constantes com os motoristas para que aprendam a dirigir de maneira segura e econômica.

Essas palestras ou treinamentos também devem abordar outros aspectos como: alimentação saudável, remédios que devem ser evitados enquanto estão ao volante e limites sobre a quantidade de horas que podem dirigir em um dia.

5. Controle as rotas

Utilize a tecnologia para controlar as rotas dos veículos. Por exemplo: pode-se utilizar o aparelho GPS para encontrar o caminho mais curto e compará-lo com o Waze, para saber se há algum acidente ou fila no local.

Além disso, o GPS pode registrar o último trajeto. Dessa maneira, você acompanha se os motoristas estão desviando da rota para resolver assuntos pessoais. Essas medidas contribuem para a redução dos gastos da empresa.

6. Utilize softwares para melhorar a gestão de frotas

Há diversas tecnologias disponíveis no mercado para melhorar o controle de entrada e saída de veículos. Assim, evita-se que eles fiquem ociosos por muito tempo e você garante a entrega dos produtos no prazo correto.

Além disso, pode-se investir em equipamentos que controlam o tacógrafo (no caso dos caminhões), eles alertam sobre a necessidade de parada para descanso e, também, controlam a rota percorrida pelo motorista.

Ao fazer a gestão de frotas da maneira correta, é possível melhorar a produtividade dos motoristas, garantir a segurança dos veículos e reduzir os gastos. Gostou deste post? Assine a nossa newsletter e receba em seu e-mail mais assuntos como este!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This