Gestão

Orçamento logístico: passo a passo para não errar na hora de fazer

Avatar
Escrito por Conteflex

Se planejar com um bom orçamento logístico é a melhor forma de controlar os gastos neste setor e evitar desperdícios com erros ou surpresas que poderiam ter sido antecipadas.

Não existe bola de cristal no mundo e é impossível prever o futuro, mas com um planejamento estruturado é possível se organizar melhor para qualquer imprevisto e estabelecer um plano que guiará as operações de logística.

Neste artigo, vamos explicar um passo a passos de como fazer um bom orçamento logístico para a empresa e otimizar as suas despesas com o armazenamento, transporte e distribuição de produtos. Boa leitura!

Levante premissas e requisitos do projeto

O primeiro passo em qualquer planejamento é elencar quais serão as demandas que ele atenderá. Nessa etapa, a empresa deve primeiro entender as suas necessidades logísticas para o período, e o planejamento vai abranger e estimar todas as despesas gastas com essas necessidades.

Para obter esses dados, é importante ter acesso ao planejamento estratégico geral da organização e quais são as suas expectativas comerciais para o período. Naturalmente, podem existir variações na performance devido ao cenário econômico e outras incertezas, mas com um bom planejamento fica fácil se adaptar a esses imprevistos.

Outra dica para levantar as premissas é observar os resultados de anos anteriores e utilizá-los como base para a construção do planejamento do período atual.

Defina as embalagens certas

Um dos pontos-chave de um orçamento logístico é o custo com embalagens para o transporte, distribuição e armazenamento dos produtos. Para não errar aqui, certifique-se que as embalagens escolhidas atendem às especificações dos produtos e da legislação.

Embalagens mais sofisticadas, quando é necessário apenas opções mais simples, são um desperdício. Por outro lado, uma embalagem aquém dos requisitos mínimos pode causar um prejuízo muito maior e retrabalho caso falhe em algum momento. Dependendo do tipo de produto, um rompimento de embalagem pode ser um verdadeiro desastre.

Para essa etapa, é fundamental definir embalagens primárias, secundárias e terciárias para os produtos.

Avalie o custo dos modais

Pesquise e conheça todas as opções de transporte para os seus produtos antes de se fidelizar em uma delas. Coloque algumas possibilidades no papel e compare-as: muitas vezes, um modal alternativo pode gerar uma economia de até 75% nos gastos com transporte da logística.

Além do preço, avalie também outros fatores como prazos, segurança das embalagens e rotas dos transportes. Considere todas as vantagens e desvantagens e qual opção resultará em uma economia real no orçamento logístico.

Organize a gestão do estoque

A gestão do estoque pode até parecer uma tarefa simples, mas, na prática, é preciso muita organização para cumprir satisfatoriamente essa responsabilidade. Produtos encalhados ou esquecidos em galpões representam um custo real para a logística. Quando planejar um orçamento para essa área, certifique-se que existe uma gestão de estoque organizada.

Formate o orçamento logístico

Por fim, formate o orçamento logístico de uma forma que ele seja objetivo, claro e informativo, tanto para a gestão da empresa como para toda a equipe. Quando o time todo entende o custo da logística, o esforço para reduzi-lo se torna coletivo, assim como a responsabilidade em cumprir o orçamento planejado sem erros.

E lembre-se que o orçamento logístico é um documento vivo. Com mudanças nas demandas da empresa ou alterações de valores de serviços e embalagens, é necessários atualizá-lo para que continue sendo relevante.

E agora que você já sabe como fazer um bom orçamento logístico, que tal assinar a nossa newsletter para ficar por dentro dos melhore conteúdos de logística, gestão de estoque, embalagens e transporte de produtos?

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This