Logística

O que são Big Bags? Conheça as vantagens das embalagens flexíveis!

Avatar
Escrito por Conteflex

Os famosos Big Bags são contentores flexíveis de transporte de volumes médios que podem ser usados para armazenar qualquer tipo de pó, granulado ou até mesmo líquidos, com segurança, resistência e maleabilidade máximas.

Os Big Bags são extremamente econômicos e versáteis, de fácil armazenagem, transporte e manuseio de produtos. Por mais que sejam perfeitos para quase todos os tipos de negócio, seu uso ganha destaque em alguns setores, como no agronegócio e no petroquímico. Proporcionam mais agilidade em todo o processo comercial e operacional dentro das indústrias. Também se encaixam muito bem nos setores que trabalham com fertilizantes, minério e alimentos.

Vale ressaltar desde já que quando falamos em ganho de agilidade estamos nos referindo a melhorias não só em relação à mobilidade, mas também ao processo de estocagem, ao transporte em si e também a todo o processo de logística, desde a venda até a entrega dos produtos.

O objetivo do nosso post de hoje é trazer a real definição dos Big Bags, falar um pouco de sua composição, explicar seus principais usos, compará-los com os materiais comumente usados e, claro, apontar as maiores vantagens dessas embalagens. Interessado em saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando!

Afinal, o que são Big Bags?

Big Bags são embalagens (ou contentores) flexíveis que apresentam como características principais ótimos níveis de resistência e de versatilidade. Também são conhecidas pela sigla FIBC, de Flexible Intermediate Bulk Container.

Bastante econômicos, de fácil manuseio, transporte e armazenamento, essas embalagens servem para transportar ou estocar qualquer tipo de produto. São produzidas a partir de compostos de alta resistência, como o polipropileno e o polietileno. Têm também proteção contra raios UV.

Existem diferentes tipos de embalagens para diferentes tipos de carregamento, com 01, 02 ou 04 alças, com alça padronizada ou reforçada, reciclável ou não e para diferentes volumes, indo de 250 a 2 mil quilos. E mais: por mais que os Big Bags tenham padrões de medida e composição, podem ser feitos sob encomenda para qualquer tipo de negócio.

Quais são suas aplicações no mercado?

Os Big Bags podem englobar inúmeras formas de uso, como:

  • transporte;
  • estocagem;
  • contagem;
  • movimentação.

Essas embalagens permitem que se tenha um maior controle sobre o volume e o peso dos produtos a serem transportados, bem como uma maior facilidade para a contagem de mercadorias. Ajuda bastante, não é mesmo?

Quais as vantagens das embalagens flexíveis?

Esse modelo de embalagem traz diversas vantagens para a empresa que o adota, sendo um dos maiores a relação entre custo e benefício em comparação com os demais modelos de embalagens comumente usados para armazenar ou manusear algum tipo de produto.

A qualidade também é uma grande vantagem, assim como sua versatilidade. Aliás, a versatilidade é um ponto que deve inclusive ser destacado, uma vez que os Big Bags podem ser usados para manusear diversos tipos de produto. Eles facilitam a movimentação como um todo, podendo automatizar o processo de enchimento e carregamento dos caminhões.

Como esse modelo de embalagem traz muito pouco peso em sua estrutura, comparado a sua capacidade de armazenagem, o peso bruto final do frete também diminui. Os Big Bags apresentam alta resistência e boa durabilidade, além de também conterem proteção contra desgastes devido à ação de ativos químicos presentes em algumas mercadorias, que acabam corroendo outros tipos de embalagens.

E aí, gostou do nosso post? Conseguiu entender ao menos quais são as principais vantagens proporcionadas pelos Big Bags? Aproveite para saber mais, baixando nosso e-book para conferir tudo o que você precisa saber sobre a utilização segura dos contentores flexíveis!

 

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This