Logística

O que é lead time em logística e qual a sua importância?

Avatar
Escrito por Conteflex

Lead Time é um termo da engenharia da produção que vem se aplicando muito bem à cadeia de suprimentos. Portanto, saber o que é lead time em logística é essencial para as empresas nos dias de hoje. Afinal de contas, esse conhecimento pode ser a diferença entre ter um processo eficiente, ou não.

O objetivo do lead time é ter mais precisão no cálculo dos processos de entregas de mercadorias. Desse modo, garante-se maior domínio sobre os procedimentos, além de indicadores mais exatos a respeito de estoque e compras.

Neste post, vamos explicar o que é o lead time e demonstrar a importância desse cálculo. Também traremos dicas práticas para você fazer essa análise na sua empresa. Acompanhe!

O que é lead time em logística?

O conceito tradicional representa o período de tempo que passa entre a chegada de um pedido e a entrega do produto ao cliente. Parece bastante simples, certo? Porém, essa é uma versão reduzida da interpretação desse indicador, já que ele pode trazer uma visualização mais ampla do cenário.

O motivo é simples: quanto menor o lead time, melhor. A questão é o que fazer para reduzi-lo. Manter altos níveis de estoque pode ser uma saída, mas nem sempre é a mais interessante, já que gera custos para a empresa. Além disso, essa alternativa não diminui o indicador, mas sim a perspectiva que o cliente tem sobre ele.

Portanto, uma explicação mais ampla do lead time é o tempo desembolsado pelo sistema de produção para que uma matéria-prima seja transformada em produto acabado. Resumindo: é o tempo de aprovisionamento, que engloba diferentes aspectos da relação entre os fornecedores e o abastecimento da organização.

Qual a importância desse indicador?

O lead time é relevante para as empresas porque o objetivo é sempre reduzi-lo. Por isso, esse indicador pode ser usado para embasar o planejamento organizacional.

É o caso, por exemplo, da área de Compras, em que todos devem saber qual é o período de tempo entre a compra de insumos, emissão de pedidos e disposição do material para uso.

Já na Produção é o período compreendido entre a fabricação (do início ao fim) e a próxima etapa. Fica claro, portanto, que vários fatores determinam o sucesso da logística. Entre eles estão: controle preciso dos estoques, ciclo de vida dos produtos e mercado dinâmico com negociações que tendem a ser cada vez mais voláteis.

Outro destaque é o fato de o lead time ser um desafio para evitar a insatisfação do cliente. Em outras palavras: ele nunca pode ser mais alto do que o consumidor está disposto a aguardar.

Como calcular o lead time?

Os passos para fazer esse cálculo são:

Liste os produtos exigidos para determinado trabalho

Os elementos necessários para instalações e reparos também devem ser considerados, além das matérias-primas usadas na fabricação.

Descubra o tempo necessário para a aquisição de cada item

Esse fator depende dos fornecedores e outros aspectos, como distância. Por exemplo: se o fornecedor de determinado insumo está localizado em outro estado, a chegada do material pode demorar 5 dias ou mais. Lembre-se de analisar se o parceiro trabalha exclusivamente em dias de semana, porque, nesse caso, deve-se excluir o final de semana do cálculo.

Escolha o elemento com o maior prazo de entrega

Os itens verificados anteriormente devem servir como base e você deve usar aquele com prazo mais longo. Anote o tempo que demorará para receber o material. Acrescente um dia à contagem, caso sua empresa conte com inventário de matérias-primas ou produtos.

Defina o número de dias/horas para a finalização do produto/serviço

O tempo de fabricação do produto ou do término do serviço deve ser levado em conta. Acrescente finais de semana e possíveis atrasos, reparos em equipamentos ou ausência de funcionários nesse processo.

Adicione o tempo de espera para receber os produtos

Esse acréscimo deve ser feito à contagem do tempo de fabricação ou para conseguir um funcionário que instale o produto. A soma desses pontos será o lead time.

Agora que você sabe o que é lead time em logística, que tal trabalhar para melhorar os processos? Aproveite e veja mais dicas assinando a nossa newsletter.

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This