Logística

Logística integrada: saiba o que é e quais são os seus benefícios!

Avatar
Escrito por Conteflex

A logística não é mais apenas um setor responsável só pelo transporte e estoque de uma empresa. Com a evolução de mercados, processos e técnicas, surgiu a necessidade de interligar todas operações logísticas que envolvem uma organização em uma única estratégia. O nome dela é logística integrada.

A logística integrada é uma forma holística de encarar o processo logístico. Em vez de isolar transporte e estoque, essa estratégia considera toda a cadeia produtiva, da origem dos produtos com seus fornecedores até a distribuição e entrega para o cliente final.

As três áreas da logística integrada

A logística integrada pode ser dividida em três áreas principais:

  • Logística Inbound, que compreende a relação com fornecedores e o transporte, armazenamento, aquisição e controle de qualidade de matérias-primas para o produto final;

  • Logística Industrial, que envolve o abastecimento da linha de produção e o controle e transporte de materiais em processamento;

  • Logística Outbound, responsável para levar produtos para o consumidor final e a relação da empresa com seus clientes.

As interatividades entre essas três áreas formam a logística integrada. Adotar esse tipo de estratégia pode trazer uma série de benefícios para sua companhia.

Redução de custos operacionais com logística

Como qualquer integração bem-feita, a logística integrada faz com que a empresa tenha menos retrabalho e confusão de informações. Estruturas e profissionais de áreas diferentes podem ser otimizados de uma forma que não existam dois setores na mesma companhia fazendo um trabalho igual, ou pior: um mesmo setor fazendo o trabalho duas vezes. O resultado é uma operação com custos reduzidos.

Controle maior sobre fluxo e processos

A centralização de toda a logística da empresa em uma única estratégia favorece a visão de gestores sobre seus produtos e processos. Ou seja, é possível acompanhar e entender a logística desde os fornecedores até a entrega para o cliente final.

Um gestor de uma empresa que produza, por exemplo, batatas fritas, pode usar a logística integrada para observar sua produção desde a coleta das batatas até a relação com o consumidor final na lanchonete, compreendendo melhor falhas e pontos que podem ser aprimorados no fluxo.

Melhores índices de produtividade

Uma cadeia logística totalmente integrada faz com que cada área entenda melhor o seu papel dentro de todo o processo. Com isso, a produção fica mais enxuta, sem aqueles desperdícios que acontecem por falta da compreensão de alguns colaboradores do que vem antes e depois do seu trabalho.

Processos mais ágeis e organizados

Conectar todas as etapas da logística da empresa faz com que esses processos se tornem mais organizados, unificando a comunicação de diferentes áreas de forma estratégica. Isso também deixa a produção e entrega mais ágil, pois toda a cadeia passa a funcionar sem intervalos,  e acelerar processos beneficia toda a cadeia.

Melhor relacionamento com o público

Não poderia ser diferente: a logística integrada impacta todos os processos de produção do produto, desde a coleta da matéria-prima até chegar nas mãos do cliente final. E esse público perceberá a vantagem competitiva de uma empresa que entrega mais rápido e com mais qualidade.

Além disso, o tempo de resposta a problemas e reposição de produtos defeituosos será mais rápida, aprimorando ainda mais o relacionamento com o público.

Curtiu este artigo sobre o que é a logística integrada? Aproveite também para compartilhar nas suas redes sociais!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This