Gestão

Frota própria ou terceirizada: afinal, o que é melhor?

Avatar
Escrito por Conteflex

Escolher entre frota própria ou frota terceirizada é uma das grandes dúvidas que muitos gestores têm. Os motivos para isso são os prós e os contras de cada opção, além das particularidades dessas estratégias.

Para esclarecer melhor essa questão, explicaremos, a seguir, as vantagens e as desvantagens de cada uma e como fazer essa escolha. Continue acompanhando a leitura para saber mais!

Frota terceirizada

Para muitas empresas, a terceirização da frota pode significar eficiência operacional e redução de custos. Porém, na prática, nem sempre será a melhor saída. Nos tópicos a seguir, apresentaremos as vantagens e as desvantagens dessa opção.

Vantagens

Maior foco no core business

Com a frota terceirizada, o gestor pode se preocupar mais com a atividade-fim da organização e direcionar os esforços para que os objetivos sejam alcançados. Assim, todas as questões envolvidas nessa administração passam a ser de responsabilidade da empresa contratada.

Redução dos custos operacionais

A empresa não precisa investir grandes quantidades de capital na aquisição dos veículos. Além disso, também não arca com o custo da depreciação e das manutenções periódicas.

Aumento da eficiência operacional

Ao contar com uma empresa especialista na gestão de frotas como parceira de negócios, os resultados da área serão aprimorados — visto que a administração é feita por equipes com expertise no assunto.

Desvantagens

  • descentralização da gestão, o que acarreta menor autonomia para o gestor;
  • os veículos não terão a identidade visual da sua empresa;
  • possibilidade de haver restrição no envio de algumas cargas.

Frota própria

A gestão da frota própria oferece total controle das operações para o gestor. Além desse, há outros benefícios que podem fazer com que essa seja a melhor escolha. Conheça-os nos tópicos a seguir.

Vantagens

Total autonomia para o gestor

Como os veículos pertencem à empresa, todas as decisões referentes à operação são de total responsabilidade do gestor. Isso garante mais flexibilidade para elaborar estratégias e colocá-las em prática — o que nem sempre é possível com a terceirização.

Maior controle sobre as entregas

A roteirização do transporte fica sob responsabilidade da sua empresa. Dessa forma, não há dependência do calendário de uma terceirizada, que pode aumentar o tempo de envio aguardando consolidação, por exemplo.

Melhor relacionamento com o cliente

Com a frota própria, consegue-se também maior controle sobre os processos. Isso quer dizer que é mais fácil controlar a demanda e a disponibilidade dos veículos para entrega. As chances de atrasos diminuem e o atendimento ganha mais qualidade.

Publicidade gratuita

Como os veículos são de propriedade da empresa, é possível estampar a marca nos carros e contar com a publicidade gratuita. Sempre que estiverem em circulação, sua marca será divulgada.

Só é preciso ter o cuidado de manter os bens em bom estado de conservação e investir em treinamento para os motoristas — visando o cuidado com o automóvel e o atendimento adequado aos clientes.

Desvantagens

  • despesas operacionais elevadas;
  • risco de não conseguir atender a uma alta inesperada na demanda;
  • mais atividades para serem supervisionadas;
  • aumento da necessidade dos recursos para uma gestão eficaz.

Como escolher entre frota terceirizada e própria?

Como visto, há diferenças consideráveis entre as duas opções. Definir qual é a melhor alternativa é uma decisão que envolve diversos fatores, e entre os principais estão as necessidades e os objetivos do negócio.

Se sua empresa precisa reduzir custos e contar com escalabilidade operacional, a terceirização é a melhor saída. Por outro lado, se é necessário manter um controle maior, o ideal é contar com uma frota própria.

Antes de determinar qual estratégia será adotada, é necessário conhecer bem o seu modelo de negócios e suas particularidades, avaliar os prós e os contras e contar com um bom planejamento. Somente assim será possível fazer a escolha mais adequada, com mais garantia de que o retorno será satisfatório.

O que achou deste artigo? Suas dúvidas sobre o tema foram esclarecidas? Então, aproveite para assinar a nossa newsletter e receber outros conteúdos informativos!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This