Gestão

Entenda o impacto do Business Intelligence na logística

Avatar
Escrito por Conteflex

A rotina do setor de logística dentro de uma empresa é fundamental para que se alcance resultados satisfatórios, mas também apresenta alguns desafios que podem comprometer a eficiência do setor e até mesmo o desempenho do negócio no mercado. É aí que entra a ajuda do Business Intelligence (BI).

Pensando na importância de manter os processos otimizados, resolvemos elaborar o artigo de hoje e apresentar as principais dificuldades que o BI pode ajudar a solucionar. Continue acompanhando a leitura e saiba quais são elas agora mesmo.

Identificação de falhas e suas possíveis causas

Uma pequena empresa, dependendo da complexidade das operações, pode lidar com processos manuais e ainda ter o controle sobre todos os fluxos de trabalho. Isso inclui identificar a incidência de alguma falha e os motivos para que isso ocorra.

Entretanto, em qualquer empresa um pouco maior, muitas vezes, o que se acredita ser um problema é, na verdade, a consequência dele. Isso dificulta a resolução, visto que as ações adotadas são apenas um paliativo — visto que a causa raiz é outra e não está sendo tratada diretamente.

Nesse sentido, o Business Intelligence contribui para que os dados sejam organizados, permitindo que o gestor descubra padrões, amplie a visão e consiga apontar os desvios, os motivos que levam a eles e adotar estratégias mais eficazes.

Controle de estoque acertado e inventário mais acurado

Excesso de estoque é sinônimo de dinheiro parado e cada perda representa um prejuízo duplo — o do custo do produto inicialmente e do custo de adquiri-lo novamente para disponibilizar a venda. Por outro lado, a falta de itens pode fazer com que os clientes deixem de ser atendidos e procurem a concorrência.

Logo, manter um controle de estoque mais eficaz é fundamental para fugir dos dois extremos. Aqui, a vantagem do BI envolve a disponibilização de dados que podem ser usados para identificar o giro dos produtos, a previsibilidade e passar as informações corretas para o planejamento de compras.

Ponto de ressuprimento e equilíbrio de estoque

Ao conhecer o giro dos produtos e o prazo de entrega dos fornecedores, sabe-se, com maior precisão, qual é o momento ideal de fazer os pedidos e manter níveis de estoque menores — o que contribui para a redução de custos.

Acompanhamento de informações atualizadas

Com a possibilidade de criar um dashboard, as informações passam a ser atualizadas constantemente, permitindo que os gestores acompanhem os processos mais relevantes a todo momento. Isso possibilita a elaboração de respostas rápidas e eficazes, com base em dados confiáveis.

Além disso, também se consegue elaborar cenários (pessimista, realista e otimista) e definir um escopo para cada uma delas, de acordo com a previsão que for concretizada. Assim, conquista-se a segurança de ter um planejamento bem definido e adotar as ações certas em cada situação.

Antecipação de problemas e tendências

O cruzamento de dados, que é viabilizado com o uso do BI, ajuda a criar um panorama da performance da logística. Com isso, torna-se possível se antecipar às ameaças e oportunidades, além de estimar as tendências e se adequar a elas.

Em um ambiente altamente dinâmico como a logística, ter essa previsibilidade é essencial para contar com estratégias mais acertadas e diminuir os impactos de situações que não haviam sido planejadas.

Relatórios personalizados para tomada de decisão

Criar análises consistentes sobre o resultado dos processos costuma ser um desafio para os gestores. O principal motivo disso é o grande volume de dados ligados à operação logística — em rotinas relacionadas ao estoque, inventário, transporte, relacionamento com fornecedores, entre outros.

Com o auxílio da ferramenta, pode-se definir relatórios personalizados, que oferecem uma base confiável para a tomada de decisão e a definição de estratégias que ajudam a criar diferenciação no mercado.

Como podemos ver, o Business Intelligence é um instrumento que permite a realização de diversas análises que contribuem para gerar conhecimento relevante e promover a inteligência logística — o que traz vários outros benefícios, como a redução de custos, o aumento da qualidade dos produtos e serviços, o ganho de satisfação dos clientes, maior lucratividade e competitividade.

Gostou deste artigo? Quer saber o que é a logística integrada e os benefícios que ela proporciona? Então confira agora mesmo!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This