Comércio Exterior

Embalagens para transporte de cargas: evite estes 4 erros ao escolher

Avatar
Escrito por Conteflex

Transportar cargas com eficiência passa por escolher as embalagens adequadas para cada tipo de produto e meio de transporte utilizado na entrega para o cliente. Apesar da importância dessa escolha, muitos profissionais cometem erros básicos na hora de definir as embalagens para transporte de cargas.

Entre eles estão não levar em conta as características do produto transportado, a resistência do material em que a embalagem é confeccionada e, ainda, ignorar fatores como custo-benefício, certificações e impactos ambientais.

Conheça 4 erros ao escolher as embalagens para transporte de cargas e aprenda como evitá-los:

1. Não considerar as características de cada produto

Um dos principais erros cometidos na hora de escolher as embalagens para transporte de cargas é não considerar as características dos produtos que serão transportados.

Mercadorias frágeis, como bebidas, por exemplo, exigem uma embalagem resistente, que proteja o produto. Armazenar esse tipo de item inadequadamente aumenta as chances de ter problemas como uma lata vazando ou uma garrafa quebrada, o que pode inviabilizar a entrega para o cliente.

2. Ignorar se o material das embalagens para transporte é resistente

Além de respeitar as características da carga, é preciso avaliar se o material em que as embalagens são confeccionadas é realmente resistente.

Esse cuidado é particularmente importante no caso de transporte de produtos delicados, como alimentos e medicamentos. Além de prática, é essencial que a embalagem também proteja a mercadoria para garantir a saúde dos consumidores.

3. Não avaliar o meio de transporte

A forma como as embalagens serão levadas pela transportadora também deve influenciar na escolha. Caso o transporte seja feito por avião e as mercadorias sejam leves, uma caixa de papelão pode resolver. Já o transporte via navio, que costuma ser mais longo, pode exigir uma embalagem mais resistente, que proteja os produtos das intempéries do mar.

4. Desprezar custo, impacto ambiental e certificações

Escolher a embalagem de acordo com as características do produto e, ainda, com a forma como ele será transportado é importante, mas não o suficiente. Considere, ainda, pontos como o custo-benefício da embalagem. Afinal, de nada adianta gastar pouco se a mercadoria não chegará em perfeito estado ao cliente.

É essencial, ainda, não deixar de avaliar se as embalagens possuem as certificações necessárias de segurança fornecidas por órgãos como o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Considere também os impactos ambientais causados pela embalagem. Dê preferência para aquelas que não agridam o meio ambiente.

Escolher com sabedoria as embalagens para transporte de cargas é o passo essencial para não comprometer as suas entregas.

Opte sempre por embalagens que armazenem os produtos corretamente e que sejam resistentes. Assim, você evita que a mercadoria sofra algum tipo de dano durante o transporte ou, até mesmo,que um produto danificado comprometa o restante da carga.

Prefira usar embalagens para transporte feitas sob medida para os produtos que serão transportados e reduza as chances de ter problemas com perdas. O investimento valerá a pena.

Precisa de embalagens para transporte que sejam seguras e resistentes? Entre em contato com a gente agora mesmo!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This