Comércio Exterior

Embalagem para produtos frágeis: saiba como escolher!

Avatar
Escrito por Conteflex

 

A escolha da embalagem para produtos frágeis é sempre uma decisão delicada em um setor de logística e precisa ser feita com muita atenção.

Como esses itens requerem cuidados especiais para chegarem em plena conservação aos clientes finais, é preciso decidir por um método de acondicionamento adequado às características únicas dos objetos e do tipo de transporte e armazenamento ao qual serão submetidos.

Neste artigo, explicaremos como escolher a embalagem certa para garantir a integridade de produtos frágeis e o que levar em conta ao fazer essa definição. Boa leitura!

Comece definindo as embalagens primárias

A embalagem primária é aquela que entra em contato direto com o produto e usualmente é a que o cliente final terá contato, já que as camadas superiores da embalagem, normalmente, se destinam ao armazenamento e transporte.

Ao definir uma boa embalagem primária para um produto frágil, é fundamental primeiro considerar qual o item e por que ele recebe a classificação de frágil. A partir daí, é necessário elaborar formas de protegê-lo neste invólucro.

Copos de vidro ou taças podem precisar de espumas para evitar que se quebrem durante o transporte, enquanto smartphones podem ser protegidos apenas com papéis cartão estrategicamente colocados, por exemplo.

E claro, é interessante indicar visualmente na embalagem que o item embalado é frágil, para orientar tanto os profissionais envolvidos na logística como também o consumidor final.

Amplie o zelo com as embalagens secundárias

Mesmo se estiver bem protegido na embalagem primária, é recomendável continuar tomando cuidados especiais para a definição da embalagem secundária, que é a que vai envolver um agrupamento de embalagens primárias.

Essa segunda camada, muitas vezes, pode ser a caixa de exposição de um produto em lojas e supermercados ou apenas uma embalagem para facilitar o transporte e o armazenamento, descartada após cumprir essas funções.

E no caso de itens que possam ser potencialmente perigosos ou que possam vazar no caso de danos da embalagem primária, a secundária impede que a bagunça se espalhe por todo o lote.

Assim como na embalagem primária, é importante indicar visualmente nesta camada que se trata de um item frágil.

Reforce a proteção na embalagem terciária

A embalagem terciária de um produto frágil é mais uma camada de proteção que usualmente será voltada para o transporte de agrupamentos maiores desses itens.

Além de servirem para evitar danos, essas embalagens também precisam ser práticas para simplificar o transporte. Uma dica aqui são os contentores flexíveis, embalagens flexíveis e dobráveis, feitas de polipropileno.

Os contentores flexíveis podem ter alças para facilitar o transporte e são extremamente duráveis, absorvendo danos que poderiam danificar embalagens secundárias. O seu uso reduz o tempo de carga e descarga dos produtos frágeis e, consequentemente, o período em que eles estão expostos aos principais riscos.

Considere os custos com a embalagem para produtos frágeis

Como possuem requerimentos especiais, as embalagens para produtos frágeis usualmente serão mais caras e personalizadas, especialmente as primárias e secundárias. É muito importante considerar esses custos extras com a logística e fazer escolhas certas para evitar desperdícios.

Já na hora de definir as embalagens voltadas para o transporte de carga, é mais provável que uma solução versátil possa ser usada. Vale a pena pesquisar mais sobre os contentores flexíveis, que são consideravelmente mais econômicos e se adaptam bem a diversos tipo de carga frágil.

E agora que você já sabe como fazer as melhores escolhas de embalagem para produtos frágeis, que tal conhecer mais sobre os contentores flexíveis no nosso e-book?

 

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This