Logística

Conheça 3 exemplos de empresas que são cases de sucesso em logística

Avatar
Escrito por Conteflex

Você já deve ter percebido que os consumidores estão cada vez mais exigentes, não é? Há vários motivos para isso, como a internet, que possibilita a troca de comentários sobre as empresas e produtos, e a consciência social, que prioriza companhias que respeitem as diferenças, o meio ambiente e os animais, por exemplo.

Além disso, os avanços da tecnologia resultaram em um boom das compras online, que trouxeram a necessidade de as empresas investirem no aprimoramento da logística — que é o tema do post de hoje!

Em um mercado em que a concorrência é crescente e intensa, muitas empresas fizeram da logística seu maior diferencial, conquistando os clientes definitivamente e saindo na frente das rivais. Quer conhecer seus exemplos de logística? Então, continue a leitura!

1. Amazon: a gigante do e-commerce mundial

Fundada nos Estados Unidos em 1994, a Amazon é a maior loja que vende apenas pela internet do mundo. No início, a empresa vendia somente livros e, conforme foi crescendo, ampliou seu catálogo. Hoje, na Amazon norte-americana, é possível comprar de tudo.

Muitos brasileiros conheciam e eram clientes da Amazon muito antes de ela chegar ao Brasil, o que aconteceu em dezembro de 2012 — por aqui, a loja virtual ainda é limitada aos livros, mas há planos para mudar isso.

Seu crescimento estrondoso fez com que a Amazon enfrentasse diversos problemas logísticos, que atrapalhavam ou impediam a entrega correta dos produtos e causavam muitos contratempos para a equipe. Até que seu fundador, Jeff Bezos, percebeu que precisava investir com força no aprimoramento da logística.

Hoje, a Amazon faz suas entregas por meio de uma frota própria de caminhões, por aviões e por meios alternativos como táxis, drones e bicicletas. Para que tudo isso dê certo, a qualidade das embalagens é fundamental — um dos maiores diferenciais da Amazon é o fato de que o cliente pode confiar que suas compras chegarão intactas.

2. Unilever: foco na inovação

Em 2010, a Unilever, multinacional do ramo de higiene pessoal, alimentação e limpeza doméstica, revisou todos os seus processos logísticos com o objetivo de renovar-se. Durante a empreitada, a empresa percebeu que a gestão estava despadronizada.

Para corrigir o problema, a Unilever investiu na criação de Centros de Excelência em cada um dos países americanos em que a empresa está presente. Esses Centros tornaram-se os responsáveis pela logística dos negócios em sua região, incluindo o planejamento a curto e médio prazo e a gestão de transportes e de armazenagem.

Com isso, a corporação conseguiu identificar as diferentes exigências na logística de cada país, proporcionando um trabalho mais efetivo e voltado à realidade de cada lugar em que a Unilever está, o que transformaram a empresa em um dos maiores exemplos de logística da atualidade.

3. Natura: responsabilidade social

A Natura se estabeleceu como uma empresa com forte responsabilidade social, seja na diversidade de sua equipe quanto no cuidado com o meio ambiente. Além disso, a marca possui uma identidade visual muito forte, calcada na natureza, na leveza e no bem-estar.

Fundada em 1969, a Natura tornou-se a maior empresa de cosméticos do Brasil por meio de seu respeito e incentivo ao humanismo, à criatividade e à transparência — qualidades refletidas em tudo o que a empresa faz, desde a gestão logística até as embalagens, únicas e imediatamente reconhecíveis como pertencendo à Natura.

Além de contar com um avançado centro de desenvolvimento e pesquisa de cosméticos, a Natura investe em uma tecnologia de ponta na hora de distribuir os seus produtos, que são vendidos por milhares de vendedoras independentes. Elas podem solicitar os itens diretamente pela internet e descobrir imediatamente se eles estão disponíveis.

O chamado Armazém Vertical da Natura centraliza todo o processo logístico de armazenamento e distribuição. Totalmente automatizado e integrado ao sistema de gestão da empresa, o Armazém consegue guardar os produtos de acordo com a data de validade, disponibilidade e frequência de compra, além de poder solicitar reposições.

Gostou de conhecer os exemplos de logística de três empresas de destaque em suas áreas de atuação? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e espalhe-o!

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This