Sem Categoria

Como utilizar big bags? Cuidados no transporte e armazenamento

Como utilizar big bags. Cuidado no transporte e armazenamento
Equipe Conteflex
Escrito por Equipe Conteflex

Saber como utilizar big bags é o primeiro passo para você extrair os melhores resultados de uma alternativa cada mais adotada em operações logísticas.

Ao saber como utilizar big bags a sua empresa aumenta as chances de sucesso em operações de transportes de diversas mercadorias, por exemplo, produtos que são relativamente pequenos em tamanho individual, mas que precisam ser transportado em grandes quantidades.

Os big bags são alternativas cada vez mais utilizadas em processos logísticos, a fim de facilitar as operações e aumentar a produtividade das empresas.

Porém, o manuseio dessas grandes ferramentas exige cuidados e precauções específicas.

Para que você entenda mais sobre o assunto, preparamos este artigo apresentando o conceito, além de dicas de como utilizar big bags. Continue com a gente e confira. Boa leitura!

O que são big bags?

Conhecidos originalmente como FIBC (Flexible Intermediate Bulk Container), os big bags são grandes contentores flexíveis com ótima resistência.

Em outras palavras, trata-se de ferramentas construídas a partir de tecidos maleáveis e projetados para transportar mercadorias de maneira segura.

Ainda que a matéria-prima dos big bags possa variar, a maioria é feita de polipropileno trançado e, geralmente, carrega mais de 2.000 toneladas.

Por causa da versatilidade e eficiência, a indústria logística vem buscando formas de como utilizar big bags para transportar diversos produtos, principalmente aqueles que precisam ser movidos em grande quantidade. Entre os variados itens transportados nesses contentores, estão:

  • suprimentos farmacêuticos;
  • produtos alimentícios;
  • produtos químicos;
  • fibra de vidro;
  • fertilizantes;
  • sementes;
  • plásticos ;
  • amido;
  • grãos.

Como utilizar big bags no transporte e armazenamento logístico?

Em razão do tamanho e peso, os big bags precisam ser movidos utilizando equipamentos de alta capacidade, como paleteiras e empilhadeiras.

É preciso seguir algumas instruções para garantir a segurança dos funcionários e evitar avarias tanto nas bags quanto nos produtos. Confira um passo a passo de como utilizar big bags.

1. Enchimento e esvaziamento

Antes de começar a encher os big bags assegure-se que o local tenha espaço suficiente para a operação. Lembre-se: os contentores são extensos em tamanho e peso.

Também é necessário garantir que o ambiente não seja inflamável ou explosivo.

Já o esvaziamento é muito mais simples. Tudo é feito liberando uma descarga (ou bico) que se encontra no fundo do saco, permitindo que o material na parte de dentro se espalhe de maneira correta.

2. Movimentação por empilhadeira ou paleteiras

Todos os equipamentos utilizados ​​para manusear os big bags devem ter capacidade comprovada, seguindo os critérios do fabricante dos contentores.

Na movimentação, os big bags nunca devem ser suspensos apenas por uma alça e nem juntando todas em só ponto – a menos que seja um processo específico e liberado nas instruções do fabricante.

O correto é que cada lado, com duas alças cada, seja suspenso por um gancho da empilhadeira, equilibrando o peso dos big bags e sem forçar o equipamento de movimentação.

Além disso, é preciso se atentar a detalhes como:

  • todos os ganchos dos equipamentos de transporte devem ser arredondados, evitando danificar os big bags;
  • os ganchos devem ser mantidos livres de quaisquer substâncias (tinta, óleo, poeira, etc.) que possam comprometer a qualidade do produto transportado;
  • nunca arrastar ou empurrar os big bags, mantendo-os sempre afastados do chão durante a movimentação.

3. Segurança do pessoal

Independentemente da maneira de como utilizar big bags é preciso evitar acidentes de trabalho e garantir a máxima segurança dos funcionários.

Para isso, é vital que a área de movimentação dos big bags esteja sempre livre, sem nenhum tipo de obstáculo.

Não só isso, os operadores também devem respeitar os limites de velocidade do local.

Não é permitido, sob nenhuma circunstância, que colaboradores fiquem embaixo dos bags durante a suspensão. No enchimento e esvaziamento do contentor é preciso manter uma distância segura, seguindo recomendações prévias.

4. Armazenamento e transporte

Tanto os locais de armazenamento quanto os veículos de transporte devem estar livres de objetos ou quaisquer outros itens que possam danificar a estrutura dos contentores.

Outro ponto importante é o tamanho desses espaços, que deve ser apropriado para comportar os big bags, evitando quedas laterais ou sufocamentos que podem resultar em avarias.

Sempre tente armazenar seus contentores dentro de uma instalação ou armazém coberto, protegidos da água ou contaminação por umidade. Não obstante:

  • cuidado com fenômenos naturais como chuva, neve, entre outros;
  • cuidado com a exposição à poeira ou sujeiras do local;
  • cuidado com a luz solar e raios UV.

5. Empilhamento

Quanto ao empilhamento, ele só deve acontecer se os big bags forem projetados para isso. Tendo certeza da operação, ela precisa seguir dois modelos de empilhamento: “Pirâmide” ou “Suportado”.

  • Pirâmide: cada bolsa acima da primeira camada deve ficar pelo menos quatro malas mais baixo. Cada camada é escalonada para dentro formando uma estrutura em pirâmide.
  • Empilhamento Suportado: as sacolas são empilhadas contra duas paredes de força suficiente.

Jamais se aproxime ou conserte um contentor sem primeiro remover todos aqueles que estão no topo, independentemente do tipo de empilhamento utilizado.

Enfim, essas foram as nossas dicas de como utilizar big bags de maneira correta e segura.

Para assegurar os melhores resultados, é importante trabalhar com o tipo certo de big bag para a sua carga.

Ainda possui alguma dúvida ou quer se aprofundar no assunto? Preparamos um material muito relevante para você. O “Guia de Utilização de Contentores Flexíveis” . Faça download gratuitamente clicando aqui!

Sobre o autor

Equipe Conteflex

Equipe Conteflex

Deixar comentário.

Share This