Logística

7 tecnologias de logística que ajudam a acelerar processos

Avatar
Escrito por Conteflex

Com as novas tecnologias de logística, as empresas terão que se adaptar cada vez mais ao uso de ferramentas tecnológicas para atender às demandas de seus pedidos e garantir uma entrega de qualidade. Tais ferramentas ou recursos tecnológicos contribuem para o planejamento estratégico, apoio às tomadas de decisão e ao controle gerencial.

Como tecnologias de logística ajudarão a empresa a acelerar processos?

Trabalhando com as ferramentas de automação, uma empresa poderá produzir muito mais do que com recursos manuais, tornando assim suas atividades mais eficientes, nos suportes gerenciais, administrativos e operacionais de uma empresa.

Quais as principais tecnologias de logística que ajudam a acelerar processos?

1. WMS

Com a utilização do sistema WMS, sua empresa poderá localizar onde estão armazenados os produtos por meio de um controle feito desde o recebimento, armazenamento, separação e emissão dos itens a serem transportados.

As vantagens do uso de um software de WMS são: aumento de produtividade, diminuição das falhas, agilidade no processo, redução de perdas, por exemplo.

2. TMS

O sistema de TMS trabalha controlando as informações de fretes, desempenho de motoristas e rastreamento de mercadorias. Esse software serve para integrar todos os processos operacionais e, na maioria das vezes, é segmentado por: emissão de NFe (nota fiscal eletrônica), emissão de MDFe (manifesto eletrônico de carga), emissão de RPA (recibo de pagamento autônomo), controle frete (frota própria e terceiros) etc.

Esse gerenciamento de transportes, além de controlar os custos operacionais, possibilita fazer a gestão de toda a operação por meio do processamento de dados e recursos da rede de logística.

São os principais ganhos dessa ferramenta: controle de estoque e custos, gerenciamento de documentos, planejamento de rotas etc.

3. Embalagens flexíveis

Para garantir mais qualidade no processo de entrega, a sua empresa deverá trabalhar com embalagens para otimizar o processo de logística.

As embalagens flexíveis possuem vários tipos de formato e isso vai depender do produto que será armazenado. Esse tipo de embalagem pode garantir mais a integridade da mercadoria, tornando-se, assim, um diferencial no serviço. As embalagens flexíveis mais comuns são as de limpeza, higiene e alimentação

4. No Risk

O No Risk — Gerenciamento de Risco, é um software que integra as tecnologias de rastreamento, por meio do uso das informações de sua frota na base de dados, possibilitando assim o monitoramento de veículos em tempo real.

São alguns benefícios do No Risk: análise de perfil securitário, monitoramento, consultoria e projetos.

5.  Software de avaliação de desempenho

A tecnologia tem contribuído e muito com o trabalho de gestores da área de logística, fornecendo ferramentas não somente para as atividades da operação, mas também para as avaliações de empenho e competências dos colaboradores.

Esse tipo de recurso é aliado estratégico para os líderes das áreas gerenciais, administrativas e operacionais, garantindo assim a gestão adequada das competências individuais e coletivas dos talentos. São exemplos de software o RH Cezanne e Menvie software.

6. Apps para frete

Os aplicativos para frete interligam os caminhoneiros autônomos às empresas que necessitem do serviço de entrega. Essa é uma maneira simples de fazer uma rede de contatos para profissionais que trabalham com a entrega de produtos negociando com vários clientes.

São alguns dos serviços desses aplicativos: bate-papo, localização de motoristas. Um dos exemplos de app para frete é o TruckPad.

7. Plataformas para assistência do cliente

As empresas devem investir em plataformas que permitam o acompanhamento do status da entrega diretamente pelo site. Além de dar certa autonomia e tranquilidade ao consumidor, essa medida vai reduzir custos operacionais com o tempo nas chamadas e também contribuirá para a satisfação do cliente.

Agora que você já sabe como as tecnologias de logística podem acelerar os processos dentro da sua empresa, siga nossa página no Facebook e Linkedin para ficar por dentro das novidades do mercado de logística.

 

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This