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5 segredos para o sucesso da logística promocional no seu negócio

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Escrito por Conteflex

A logística promocional é composta por várias etapas, que vão desde o recebimento dos materiais, até a montagem de kits e envio para os pontos de venda. Ela é responsável por uma grande parcela dos custos gerados em uma campanha de marketing e causa influência sobre o sucesso da estratégia adotada.

Para ajudar a garantir a eficiência operacional e, consequentemente, um desempenho satisfatórios, resolvemos listar 5 cuidados que devem ser tomados. Continue acompanhando a leitura e saiba quais são eles!

1. Planejamento da disponibilidade de estoques

Como dito, a logística promocional possui diversas fases e a gestão dos estoques de materiais é um ponto crucial. Nesse sentido, para garantir que o planejamento seja cumprido, é preciso ter conhecimento das demandas dos pontos de vendas e determinar quais as quantidades necessárias para atendê-la.

Também é importante alinhar o cronograma na hora de negociar com o fornecedor, já que o prazo de envio deve ser bem menor que o tempo necessário para disponibilizar os itens no PDV.

2. Padronização dos processos

Algumas atividades, como o manuseio dos materiais e a montagem dos kits, podem requerer um cuidado maior ou uma forma adequada de execução. Nesse sentido, se uma equipe interna é responsável por essa etapa, é necessário padronizar e formalizar os métodos de trabalho ideais.

Por outro lado, se o processo é executado pelo operador logístico, deve-se repassar as orientações e alinhar as necessidades, garantindo que o parceiro de negócio colocará o modelo em prática — isso é importante para evitar avarias, envio de kits incompletos, entre outras perdas que podem acontecer na operação.

3. Atenção aos prazos

Quando se estabelece um prazo para que o material esteja disponível no PDV, deve-se considerar que isso não envolve apenas o processo de entrega. Em outras palavras, é preciso planejar os prazos do fornecedor, os de estoque (recebimento, armazenagem, separação), de montagem e também o de transporte.

Isso significa que todas as variáveis devem ser bem planejadas e executadas com o foco em cumprir o cronograma geral, evitando atrasos — imagine um produto novo no ponto de venda sem a devida comunicação visual, ou uma equipe sem os uniformes: a estratégia será totalmente falha.

4. Seleção de parceiros confiáveis

Outro ponto que vale a pena citar é a importância de escolher um bom operador logístico para prestar os serviços. Nesse sentido, os cuidados envolvem:

  • a reputação da empresa no mercado;

  • a avaliação dos clientes;

  • os prazos e preços praticados;

  • a relação custo-benefício;

  • o investimento em tecnologia (modernização e eficiência dos processos, além da possibilidade de monitorar cada etapa da operação).

Se possível, o ideal é optar pela contratação de um fornecedor de serviços que já tenha alguma experiência com a logística promocional.

5. Monitoramento do processo da logística promocional

Por fim, também é importante monitorar cada fase de toda a operação, visto que isso ajuda a identificar falhas com antecedência e permite uma ação rápida — e mais eficaz. Dessa forma, se existe um problema ainda na entrega do fornecedor, por exemplo, torna-se possível tomar decisões ou reorganizar os processos para que o atraso não gere impactos no envio para o PDV.

A logística promocional é um ponto crucial para que as campanhas de marketing sejam bem-sucedidas e, devido a isso, requer muito planejamento, análises e acompanhamento. No artigo de hoje, você viu alguns cuidados que devem ser tomados neste tipo de operação, mas existem diversas outras ações de melhorias que podem — e devem — ser adotadas por sua empresa e parceiros.

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Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

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