Logística

5 dicas para melhorar o processo logístico de uma grande empresa

Avatar
Escrito por Conteflex

Todas as empresas sabem que realizar a entrega das mercadorias vendidas dentro de todas as normas de proteção e segurança, com a qualidade prometida e cumprindo todos os prazos são detalhes fundamentais para que a companhia mantenha-se firme no mercado. Podemos dizer que a logística de uma empresa é um dos fatores principais e que mais impactam a satisfação do cliente ou comprador.

Para se destacar diante da concorrência é fundamental todo o processo logístico esteja alinhado com os demais setores da empresa e busque sempre o aumento da performance e da satisfação do cliente.

Separamos neste post 5 dicas para melhorar o processo logístico de uma grande empresa. Confira e veja como garantir bons resultados e diminuir os custos!

1. Desenvolver rotas de entregas

A técnica de roteirização é um processo logístico que busca a definição prévia do roteiro a ser seguido nas entregas. Através de levantamentos de rotas e dados estatísticos monta-se o melhor itinerário a ser seguido nos processos de frete. A roteirização busca otimizar as entregas de acordo com o número de veículos disponíveis para o serviço, a quantidade de pedidos e o custo operacional.

Desenvolver rotas de entregas possibilita uma redução das distâncias percorridas, diminuição do tempo gasto, economia de combustível e o melhor uso da frota. Resultando na redução dos custos operacionais e maior satisfação do cliente.

2. Trabalhar alinhado com os fornecedores

É fundamental conhecer todos os fornecedores e seus respectivos processos. Qualquer falha de produção ou de distribuição deles pode impactar significativamente sua empresa e suas entregas aos clientes e consumidores finais.

Para evitar essas situações é necessário manter o contato contínuo com fornecedores e trabalhar de forma alinhada com cada um deles. Em caso de problemas inesperados será mais fácil encontrar uma saída ou uma solução que impacte o mínimo possível à operação da sua empresa.

3. Monitorar as entregas

Para melhorar o processo logístico da empresa é preciso conhecê-lo, correto? A melhor forma de acompanhar é através do monitoramento das cargas e das entregas. Desta forma é possível detectar facilmente falhas e gargalos na logística da empresa. Além disso, consegue-se ter maior controle sobre as entregas evitando roubos, extravios, desvios de rota e atrasos.

4. Utilizar a técnica FIFO no estoque

O FIFO (First In, First Out) ou Primeiro a Entrar, Primeiro a Sair (PEPS) é uma técnica que estipula uma sequência lógica para todas as movimentações no estoque, independentemente do produto ser um insumo, uma matéria-prima, uma mercadoria ou produtos acabados.

De forma simplificada o First In, First Out determina que o primeiro lote que chega ao estoque da empresa deve ser o primeiro a sair ou ser enviado para a produção ou para ser entregue ao cliente. Esta técnica reduz significativamente as perdas, evita que a validade de produtos perecíveis seja extrapolada, possibilita melhor organização de espaço, reduz o custo operacional e aumenta a eficiência da empresa.

5. Integrar todos os setores da empresa

A logística é apenas um dos pilares da empresa, para que toda a corporação tenha sucesso é necessário que os demais trabalhem em conjunto e em busca de resultados. Por isso, para melhorar os processos logísticos é fundamental que toda a empresa esteja alinhada e trabalhando em conjunto, com isso todos os serviços prestados serão de maior qualidade, resultando na maior satisfação do cliente.

Agora você sabe como aperfeiçoar os processos logísticos e melhorar os resultados da sua empresa. Conhece outras dicas que deveríamos ter citado? Então não deixe de compartilhar conosco e contar quais foram os resultados alcançados.

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This