Logística

4 dicas para garantir a redução de perdas na logística

Avatar
Escrito por Conteflex

As perdas no setor de logística ainda são muito grandes no país. E as principais causas que levam a isso podem ser a mais pura falta de treinamento dos profissionais e prazos muito curtos para a execução das tarefas.

Vale ressaltar que estamos nos referindo aqui tanto a perdas materiais, como carga perdida, custo extra por peso e superprodução, quanto a perdas imateriais, como tempo desperdiçado, dificuldade de transporte e movimentações desnecessárias.

Você já parou para pensar como a redução de perdas na logística pode ajudar no desenvolvimento da sua empresa? Com isso em mente, resolvemos trazer para este post algumas dicas valiosas que certamente o ajudarão a alcançar esse objetivo. Pronto para garantir seu sucesso no transporte de cargas, sem perdas daqui para frente? Então vamos lá!

1. Escolha a embalagem certa

Para cada tipo de produto existe uma embalagem específica. Se você coloca uma mercadoria a granel em uma embalagem que corre o risco de se rasgar, por exemplo, as chances de perda de carga durante o transporte são muito grandes. Se isso acontece, o prejuízo é certo.

Não tem mistério: invista em embalagens de qualidade, mais resistentes e adequadas ao tipo de carga que pretende transportar, para evitar esse tipo de transtorno.

Problemas graves na logística, as avarias não podem ser deixadas de lado. Normalmente, elas acontecem mais com cargas fracionadas, graças a sua constante movimentação. Suas principais causas são:

  • embalagem de má qualidade ou falta de proteção;
  • falta de cuidado com a integridade do produto;
  • acidentes e falhas no manuseio dos materiais;
  • variações climáticas;
  • movimentação e acondicionamento incorretos;
  • falta de treinamento dos operadores.

A observação constante desses processos e o cuidado com esses aspectos podem reduzir bastante sua dificuldade nesse quesito.

2. Controle seu estoque

A gestão de estoque tem um papel muito importante na logística, ajudando a mitigar perdas no transporte. Todo o processo de distribuição começa pelo estoque, que informa quais são os produtos disponíveis, sua quantidade, suas características e muito mais. Com todas essas informações, é possível prever:

  • o transporte adequado para determinada carga;
  • a melhor rota para a distribuição dos produtos;
  • a embalagem ideal para a proteção dos materiais;
  • a movimentação ideal dos itens, evitando acidentes.

Esses são só alguns exemplos de como o controle de estoque pode ajudar de forma eficiente na distribuição dos produtos, preservando a gestão de materiais contra possíveis transtornos e despesas.

3. Ofereça treinamento aos operadores

A diversidade de cargas exige que operador conheça bem as possibilidades de movimentação da forma adequada. Dessa maneira, consegue proteger tanto a sua integridade quanto a do produto. Um funcionário despreparado pode fazer esforços desnecessários, comprometendo sua estrutura física e arriscando danificar o produto.

Daí vem a importância da oferta de treinamentos, a fim de evitar erros tão comuns (e prejudiciais) como esses. A capacitação proporciona o aumento da eficiência em todos os processos logísticos, além de evitar acidentes, problemas com o carregamento e prejuízos de forma geral.

4. Melhore o processo de armazenagem

Uma questão a ser considerada sobre o processo de armazenagem é o layout. O ideal é organizar o armazém de acordo com a demanda dos materiais, como:

  • itens que saem mais devem estar mais próximos da área de expedição e a uma altura média, para facilitar o processo de separação;
  • itens que saem menos podem ficar mais afastados e a alturas mais elevadas, já que sua frequência de saída é menor.

Um outro fator que também pode facilitar a distribuição de produtos e minimizar perdas é o aluguel de galpões que funcionam como centros distribuição. Sua localização em pontos estratégicos confere mais agilidade e eficiência na entrega dos produtos aos clientes.

Levando em consideração todas essas dicas, você com certeza alcançará seu objetivo de redução de perdas na logística. Esse é um desafio e tanto, mas, com muita determinação e confiança, pode apostar: você chegará lá!

E então, o que achou do nosso post? Quer ter acesso a outras publicações como esta? Siga nossas redes sociais e acompanhe as novidades! Estamos no Facebook e no LinkedIn.

 

Sobre o autor

Avatar

Conteflex

A Conteflex é ,hoje, uma das maiores e mais respeitadas empresas do setor de produção de Big Bags do país. Com aproximadamente 1325 funcionários, representantes espalhados em todo Brasil que atuam em diversos mercados como: alimentício, fertilizante, minério, petroquímico, açúcar e outros, sendo reconhecida pela qualidade de seus produtos, sistema de gestão integrado, atendimento personalizado e excelente quadro de colaboradores.

Deixar comentário.

Share This